Post 20/11/2010 - Bus- Tram- CableCar Simulator 2011 San Francisco

Finalmente algo para seus ouvidos!

Olá a todos,

Eu esperei muito tempo, agora posso escrever esse anúncio.

É sobre os sons do motor e de um ônibus em geral.
Nós quisemos fazer os sons os mais realistas possíveis, mas a questão era: como?

A maneira comum:
Você pega o som do motor, e "pitcha" ele, então ajusta para o RPM. Se precisar ser mais realísta, você pitcha o som, e então ajusta para o RPM da marcha dirigida.
O que "pitchar" significa?
Bem, você muda a altura do tom do seu arquivo de som, para fazer o som do motor com altos RPMs.
Mas pitchar ainda não é tão realista. Então você pega seu som, e mistura ele com outros sons para fazer um pouco mais realista. Mas, de qualquer jeito, você ainda percebe que esse som está "pitchado" apenas. O motor chega em áreas de RPM onde não deveria estar, porque um motor a diesel de ônibus é diferente de um Fórmula 1. Então, especialmente os motores a diesel são difíceis para conseguir o som real. Um motor de ônibus normalmente troca de marcha entre 1700 à 2000 RPMs, máximo 2500 RPMs. E há uma grande diferença no som se o motor está em marcha neutra em 2000 RPMs, ou está subindo uma ladeira e atinge 2000 RPMs.
Esse foi o momento em que nós pensamos: não tem jeito. Então nós tentamos e tentamos, mas sempre chegamos nesse ponto, que você não pode evitar o "pitching". Então nós tivemos uma idéia: nós precisamos de de um ônibus, um motorista com muito tempo livre disponível, e uma rua bem lisa, sem buracos, para não haver quaisquer outros sons indesejáveis enquanto dirige e subir uma ladeira para fazer uma aceleração total no motor.

Então nós fomos para a "EVAG"(é a companhia local de trânsito de Erfurt) dissemos a eles o que nós precisamos. Bem, não demorou nem 48 horas, e nós já tinhamos um motorista e um ônibus nos esperando na garagem. Sem a ajuda da "EVAG", nós nunca estaríamos livres do "pitching" e assim fazer sons reais de ônibus. Depois de gravar todo os sons eu me tranquei no nosso estúdio de som e criei toneladas de trechos de sons. Finalmente nós desenvolvemos um conceito de como recriar uma caixa de marchas automática dentro das condições corretas. Isso foi de longe fácil. Diagramas, características de partida, curvas de aceleração, etc, tiveram de ser avaliadas e processadas. Entre você perder a noção do tempo e recomeçar do zero.
O tempo passou, e nós fizemos todos juntos, e alguns de nós ainda achávamos que não poderíamos evitar o pitching, incluindo eu por algum tempo, pois deve haver alguma razão para que todo mundo usa o pitching para fazer sons de motores. Nós ouvimos nossas gravações seguidas vezes, balançando nossas cabeças, acompanhadas das palavras: "nós precisamos de pitching". Até que um dia nossos sons soaram como em nosso exemplo.
Para comparação, nós upamos uma gravação de um ônibus real, e uma gravação do jogo, "San Francisco". Experts irão reconhecer imediatamente, qual é qual, mas nós particulamente estamos orgulhosos de que nunca mais iremos fazer pitching de algum som de ônibus.



Desejamos a vocês muita diversão, ouvindo nossos sons de ônibus,
Tom

Download dos exemplos:


002.mp3
  

Traduzido por Euripedes Jr.
PS: a palavra inglesa "pitch" e seus derivados não puderam ser traduzidos corretamente no contexto... se alguém souber é só avisar =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário