OMSI - FAQ

P: Quando OMSI será lançado?
R: OMSI será publicado no começo de 2011.


P: Qual empresa será a publiser?
R: Aerosoft Gmbh. OMSI será lançado em versões de download e em caixa(CD/DVD).


P: Haverá uma versão trial?
R: Não.


P: Qual será o preço do OMSI?
R: O preço recomendado de venda será 29,99 Euros.


P: Que veículos estarão inclusos em OMSI?
R: OMSI inclui os famosos ônibus de dois andares de Berlim SD200 e SD202, cada um em diversas séries com suas diferenças de protótipos. Os ônibus podem ser adesivados com cerca de 20 propagandas diferentes e autênticas da década de 80.


P: Haverá alguma rota real?
R: Sim! haverá a velha Linha 92 da BVG que percorre Spandau, Freudstraße até Heerstraße Stadtgrenze (nome atual: Hahneberg) em todo o oeste de Berlim. Hoje essa linha é chamada de M37, mas nossa simulação traz de volta a rota da década de 80, um pouco antes da reunificaçào da Alemanha.


P: Haverá venda de passagens em OMSI?
R: Sim.


P: Quais são os requisitos para OMSI rodar?
R: Isso depende da quantidade de densidade do cenário que estará sendo mostrada na tela. Fora da cidade a performance será melhor do que uma área central da cidade congestionada, é claro. Uma atualização no sistema não é um mal negócio, mas OMSI também deverá rodar satisfatoriamente em sistemas mais antigos. Como OMSI ainda está em desenvolvimento, nós não podemos dar uma especificação exata ainda.


P: OMSI suportará ônibus articulados?
R: Esse recurso estará disponível assim que nós publicarmos nosso primeiro ônibus articulado.


P: Eu poderei criar meus próprios cenários e veículos?
R: Basicamente, OMSI é designado como um sistema aberto e uma plataforma para todo tipo de add-ons. Haverá um editor gráfico de mapas, então todo mundo poderá construir seus próprios terrenos, ruas, e linhas de ônibus. E é claro que você poderá criar seus próprios veículos também. Nós recomendamos o Blender como ferramenta de construção. As características de direção podem ser manipuladas usando nossa linguagem de sripting incluída.


P: Eu poderei importar modelos existentes?
R: Se os modelos usarem o formato x, então não deve haver problema.


P: Eu poderei editar as texturas existentes?
R: Sim. As texturas do OMSI são armazanadas em arquivos de formato .BMP, .TGA, OU .DDS.


P: Os arquivos de modelo do OMSI serão legíveis ou encriptados?
R: Ambos são possíveis. OMSI pode processar arquivos normais de formato x, e arquivos binários seguros em formato "o3D".


P: Que funções de veículo serão possíveis em OMSI?
R: Geralmente falando, não há limite. Quase qualquer função de um ônibus real pode ser simulada em OMSI.


P: O que a engine de script oferece?
R: A engine de script habilita o usuário em uma maneira simples alterar as características e funções de um veículo. Todo veículo em OMSI é originalmente apenas um vagão com um certo número de eixos que pode ser in fluenciado por forças de tração ou frenagem. Os scripts então falam para o OMSI como isso deverá ser feito. O que significa que você pode criar todo tipo de câmbio (mudança de marcha, conversor de torque, retarder, kickdown, etc.), freios à ar (freios carregados por mola, freio de mão(estacionamento), compressor, válvula de proteção, etc) ou quaisquer outras funções como operação de abrir as portas, limpadores de para-brisa, aquecedores, luzes, etc de maneira realista. Não há limites internos, portanto coisas não-padráo como uma direção híbrida pode ser simulada.


P: Eu preciso ter conhecimentos em programação para fazer os scripts?
R: Conhecimentos em programação não são uma grande vantagem pois a linguagem de scripting difere bastante da sintaxe de programação que você deve estar acostumado. Mas de qualquer maneira, devido ao design lógico, é fácil de aprender. É claro que haverá uma documentação compreensiva.


P: O que a engine gráfica oferece?

-   Efeitos de dia/noite realistas
-   Condições climáticas realistas
-   Funções de iluminação extensivas como efeitos de sobreposição
-   Espelhos e texturas refletivas assim como bumpmapping
-   Diferentes tipos de transparência.
-   Ruas curvas com ladeiras e rampas livremente editáveis
-   Qualquer número de quadrados de terrenos de 300m x 300m cada
-   Malha de terrenos com muitas possibilidades de modelagem, como criar montanhas, etc.

P: O que a engine de áudio oferece?

-   Simulação autêntica de sons originais dos veículos, controlados via script
-   Valores e curvas livremente definíveis para pitch, volume, e condições de execução.
-   Sons ambientes como chuva e sinos de igrejas
-   Diferentes sons entre lado de fora e o de dentro
-   Efeito Doppler e estéreo


P: Que tipo de animação de modelo será possível?

R: Basicamente, qualquer animação poderá ser controlada via script. Rodas, portas, e qualquer operação de alavancas ou botões será animada, é claro, e pode ser controlada pela entrada do usuário.


P: Haverão luzes de piscas, e espelhos retrovisores?
R: Ambos são possíveis. E ambos serão usados como na vida real, entãO você encontrará os espelhos retrovisores justamente onde você espera que eles estejam, não em janelas adicionais.


P: Eu poderei jogar OMSI com joystick ou volante?
R: Sim. Há três maneiras de dirigir um ônibus em OMSI:
-     usando o teclado
-     usando o mouse
-     usando jostyick ou volante. OMSI suporta efeitos de Force-Feedback, em que você pode sentir a vibração do motor e você precisa aplicar forças diferentes no volante, de acordo com a velocidade atual. É claro que OMSI suporta totalmente volantes de 900 graus, como o G25/G27.


P: Eu opero as alavancas e botões com o teclado ou o mouse?
R: Ambos são possíveis. Você pode definir livremente combinações de teclas para qualquer função e é claro usar o mouse para apertar botoões e mover alavancas.


P: Que visões podem ser selecionadas?
R: Você pode selecionar entre quatro visões diferentes:
-     Visão do motorista: você pode selecionar uma visão do banco do motorista, ex: para a frente, para a porta, ou olhando o espelho.
-     Visão do passageiro: você pode escolher qualquer uma das várias poltronas no salão dos passageiros para sentar e ficar observando.
-     Visão externa: você pode assistir seu ônibus do lado de fora. A visão se move junto com o ônibus enquanto está se movendo.
-     Visào livre. Você pode se mover livremente no mapa.
Felizmente haverão teclas de atalho das visões(ex: para um rápido olhada na escala de horários). Em todos as visões você pode dar zoom ou afastar como quiser.


P: OMSI suportará TrackIR?
R: Sim, TrackIR 5 será suportado.


P: Haverão letreiros em matriz funcionais, sistemas de informações aos passageiros e anúncios?

R: Letreiros em matriz serão possíveis, matriz de linhas e matriz totais. Eles podem ser operados usando o teclado ou usando o dispositivo de informação simulado como na vida real. Anúncios automáticos ou manuais serão possíveis.


P: Haverá um modo multiplayer?
R: Não, mas nós temos isso em mente para futuros lançamentos.


P: Haverá trânsito de carros, pedestres, passageiros, e outros ônibus?
R: Sim, haverá carros circulando e pedestres. Passageiros entram e saem e sentam em seus lugares nos ônibus. Haverão ônibus AI também.


P: Haverão linhas e horários?
R: sim. Linhas e rotas podem ser definidas no editor de pista e podem ser impostos nos ônibus correspondentes. Então os ônibus AI usam a mesma escala de horário que você, fazendo você se sentir parte da coisa toda.


P: O que acontece ao término?
R: A mesma coisa que acontece na realidade. Descanse, observe seu lindo ônibus, ande por aí, explore o cenário (garrafas térmicas e cigarros não serão simulados ;-)) e não esqueça de recomeçar sua jornada a tempo.


P: Haverá uma avaliação de sua direção no fim?
R: Sim. Diversos fatores como pontualidade serão considerados.


P: Eu precisarei de alguma janela adicional enquanto dirigir?
R: Não, toda a informação que você precisa será encontrada como na realidade. Felizmente, alguns valores como velocidade, odômetro, hora, e variáveis de script podem ser mostradas. Mas isso tem a intenção de ser apenas para propósistos de testes.

P: OMSI provê alguma assistência de direção?
R: Em geral, você encontrará seu caminho de parar corretamente do seu próprio jeito, como um motorista de ônibus real. É claro, esse conhecimento será dado previamente. Para isso OMSI incluirá um mapa geral. Felizmente, sinais adicionais de direção podem ser ativados enquanto dirige.


P: Haverá semáforos no OMSI?
R: Sim. Semáforos podem ser controlados via script, então você pode definir fases, tempo de circulação e muito mais em cada esquina ou interseção. Se haverá um controle depentende do tráfego, ainda está sendo discutido.


P: Só haverá versão do OMSi para Windows?
R: Sim, OMSI é baseado em DirectX, então não é fácil adaptar isso para outros SO's.


P: Você é bem conhecido em trabalhar por anos no Flight Simulator, BVE, e TRS. Como você teve a idéia de desenvolver um simulador de ônibus?
R: Bem, depois de nossos projetos de metrô, OMSI era outro sonho de criança nosso. Ambos de nós tivemos uma longa espera para um simulador de ônibus decente, então com nossa experiência em programação de simulador de metrô, nós finalmente começamos colocar a nossa idéia na prática. A propósito, isso foi em Fevereiro de 2007, apenas para vocês saberem o quanto de esforço precisa ser colocado em um simulador.

Fonte: http://www.omnibussimulator.de/e-faq.htm
Traduzido por Euripedes Jr.

2 comentários: